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O uso de MOOC por bibliotecas para a capacitação de usuários

Notícias gerais

O contexto da pandemia em 2020 gerou uma corrida por lives, cursos on-line, capacitações entre outras atividades que visavam ocupar o tempo de trabalhadores e estudantes, pois não se sabia por quanto tempo a situação permaneceria.

A busca por Massive Open Online Courses (MOOC) (termo cunhado em 2008 por Stephen Downes), mostrou-se como um meio de ocupar esse tempo e proporcionar aprendizado efetivo para qualquer interessado. Nesse sentido, as bibliotecas também buscaram adaptar-se à oferta, ou à divulgação, dessa modalidade de capacitação, mas esta não é uma iniciativa nova.

Na dissertação intitulada “Massive Open Online Course (MOOC) como recurso de formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de Leiria” o bibliotecário do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba, Vivaldo Cordeiro Gonçalves estudou a produção e o uso de Massive Open Online Courses (MOOC) pela Biblioteca do Politécnico de Leiria em Portugal e apontou como resultados positivos “maior visibilidade na comunidade interna e externa, diminuição de custos de recursos físicos e humanos, ampliou seus serviços para além do seu espaço físico e fomentou uma sinergia entre os funcionários para uma atuação multidisciplinar entre os setores envolvidos”.

O trabalho pode ser consultado na íntegra no RepositórioUM, no link http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/63676