Sistema CFB/CRB Conselho Federal de Biblioteconomia Conselho Regional de Biblioteconomia

CRB15 - Conselho Regional de Biblioteconomia 15ª Região

Últimos Eventos:


07/11/2019 à 08/11/2019
Encontro Paranaense de Bibliotecários 2019
V Encontro Paranaense de Bibliotecários - Bibliotecas Humanas: das Escolas para a Vida

Site: Clique aqui
04/09/2019 à 05/09/2019
X Seminário de Memória Documentação e pesquisa
X Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: O legado da UFRJ em cem anos de História 04 e 05 de Setembro de 2019 UFRJ – Praia Vermelha – Auditório Pedro Calmon Este evento é organizado pela Divisão de Memória Institucional (DMI) do Sistema de Bibliotecas e Informação (SIBI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro que desenvolve atividades permanentes de pesquisa, com o objetivo de viabilizar mecanismos para o diagnóstico, a identificação, a assessoria técnica, a preservação e a disseminação de acervos documentais escritos, iconográficos, cartográficos, artísticos e orais, como também o patrimônio arquitetônico, raro e histórico que representem a história e a memória da UFRJ. Com a intenção de divulgar as pesquisas desenvolvidas pela DMI/SIBI realizamos anualmente a série de Seminários Memória, Documentação e Pesquisa. A décima edição desse ano contemplará a temática sobre a efeméride do centenário da Universidade e a trajetória do seu legado científico, tecnológico, cultural, político e artístico na história do Brasil Republicano. Devemos ressaltar que as comemorações iniciadas com os trabalhos que serão apresentados neste décimo Seminário encerrar-se-ão, em 2020, na inauguração da Exposição “UFRJ 100 Anos” com o acervo memorialístico e histórico da Universidade. Cada apresentador de trabalho poderá somente se inscrever em apenas um eixo temático, e devem ser realizadas de acordo com os seguintes eixos temáticos: (1) História e Memória Institucional (2) Acervos e Patrimônio (3) Trajetórias e Biografias (4) Universidade, Sociedade e Cidadania Informações: memoria.sibi.ufrj.br E-mail de contato: memoria@sibi.ufrj.br Clique aqui para acessar o formulário de inscrição de apresentador de trabalho. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição de ouvintes. PROGRAMAÇÃO Dia 04 de Setembro de 2019 8h30 - Credenciamento 9h30 – Solenidade de Abertura do Seminário Reitora da UFRJ – Denise Pires de Carvalho Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura – Tatiana Marins Roque Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação – Paula Maria A. Cotta de Mello Diretora da Divisão de Memória Institucional – Andréa Cristina de Barros Queiroz 10h – Conferência 1: Memória e comemoração: o legado da UFRJ – Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ / FGV) 12h – Almoço 13h – Diálogos 1: A UFRJ em tempos autoritários (1964-1985) – Andréa Cristina de Barros Queiroz (UFRJ) 14h – Mesa-redonda 1: História e Memória Institucional 16h – Mesa-redonda 2: Acervos e Patrimônio Dia 05 de Setembro de 2019 9h30 – Lançamento do livro digital organizado pela DMI/SIBI: A Universidade e a sua diversidade patrimonial: memória, história, cultura e arte 10h – Conferência 2: A política de memoria institucional da Fiocruz: o fortalecimento da cultura democrática – José do Nascimento Junior (Fiocruz) 12h – Almoço 13h – Diálogos 2: A Vitrine da Memória de uma coleção especial – Camila Teixeira (UFRJ) 14h – Mesa-redonda 3: Trajetórias e Biografias 16h – Mesa-redonda 4: Universidade, Sociedade e Cidadania PUBLICAÇÃO Orientações para Apresentadores deTrabalho e Autores 1) Os apresentadores de comunicação oral deverão se inscrever até 20 de Agosto de 2019; 2) Os apresentadores de comunicação oral deverão submeter, no ato da inscrição, 1 (um) resumo do trabalho e até 60 (sessenta) dias após a realização do Seminário o texto completo; 3) Cada apresentador/a só poderá submeter 1 (um) resumo e 1 (um) texto completo; 4) Os resumos e os textos completos serão submetidos à Comissão de Avaliadores Ad hoc e deverão atender aos seguintes critérios: A) Relevância das propostas com a temática do Seminário; B) Clareza na exposição das ideias e construção dos argumentos; C) Coesão textual e conclusão; D) Apresentação de todas as referências citadas no texto. 5) A inscrição de trabalho de comunicação oral poderá ser de um/a autor/a ou de coautores, desde que devidamente cadastrados na página eletrônica do Seminário; 6) Não será permitida a inclusão ou exclusão de coautores após o prazo final da submissão do resumos e textos. 7) Não serão aceitas as submissões de mais de um resumo. A Comissão Organizadora irá considerar apenas a data da primeira submissão; 8) O conteúdo dos resumos e dos textos é de inteira responsabilidade dos autores. Normas de formatação dos textos completos Os textos completos dos trabalhos apresentados deverão seguir a formatação descrita abaixo. Não serão aceitos e consequentemente não serão publicados os textos que não estiverem de acordo com esta formatação. Formatação Geral Fonte Times, corpo 12, espaçamento simples e margem justificada. No mínimo 15 e no máximo 20 laudas contando com as referências bibliográficas. O título em letra maiúscula e em negrito. Não utilizar sublinhado e utilizar itálico apenas para grafias estrangeiras. Na linha abaixo do título, inserir o/a autor/a ou os/as autores/as. A identificação da autoria deve ser colocada no rodapé no final da página, com dados acadêmicos e institucionais e e-mail. As citações diretas no texto deverão ter no máximo 3 (três) linhas e ser antecedidas e finalizadas com aspas e apresentarem a referência bibliográfica da citação entre parêntesis no corpo do texto, por exemplo (QUEIROZ, 2017, p.7). As citações maiores que 3 (três) linhas deverão ser apresentadas em texto recuado com parágrafo de 4 (quatro) cm e apresentarem a referência bibliográfica da citação entre parêntesis no corpo do texto, por exemplo (QUEIROZ, 2017, p.7). As notas deverão ser apresentadas no rodapé da página e devem estar formatadas em Times; corpo 10. A função das notas deve atender às explicações que se façam necessárias para à compreensão maior do texto, assumindo, contudo, uma relevância de segundo plano. As referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do texto, seguindo as Normas da ABNT. Poderão ser incluídas imagens, gráficos, quadros e/ou tabelas no texto. Em quantidade de no máximo de 6 (seis). Elas devem estar localizadas exatamente na ordem definida pelo autor. Toda figura deverá ser identificada, logo abaixo, com uma legenda em corpo 10; numerada e em sequência – Figura 1, Figura 2, Figura 3, Figura 4, Figura 5 e Figura 6. Toda legenda de figura deverá identificar a fonte e o lugar de onde foi retirada. As imagens devem apresentar a definição de 300 dpis e no formato máximo de 7 x 5cm.

Site: Clique aqui
08/05/2018 à 10/05/2018
IV Encontro Paranaense de Bibliotecários
Nos dias 8, 9 e 10 de maio, ocorrerá o IV Encontro Paranaense de Bibliotecários. O evento será realizado no Campus Centro, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Site: Clique aqui
20/03/2017 à 30/06/2017
Concurso para Bibliotecário Fiscal
Bom dia! As inscrições estão abertas para o concurso de Bibliotecário Fiscal do CRB-9. Edital no link abaixo. Mais informações no site http://quadrix.com.br/

Site: Clique aqui
24/02/2016 à 12/03/2016
1º Encontro Maringaense de Bibliotecários
Boa tarde, colegas. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, Convida para o 1º Encontro Maringaense de Bibliotecários Dia: 11 de março Local: Auditório Hélio Moreira (Paço Municipal)

Site: Clique aqui
24/02/2016 à 12/03/2016
Conferência: As múltiplas faces da profissão de bibliotecário
Boa noite, colegas. Dia 11 de março, às 19h acontece a Conferência: As múltiplas faces da profissão de bibliotecário. Inscrições: 43 - 3371-6500 | biblioteca@londrina.pr.gov.br Local: Av. Rio de Janeiro, 413. Londrina.

Site: Clique aqui
14/09/2015à16/10/2015
“O movimento Maker em sua Biblioteca” com Leslie Preddy
O Cultural tem a honra de convidar você bibliotecário para a palestra “O movimento Maker em sua Biblioteca” com Leslie Preddy.

A palestrante vai discutir acerca dos Makerspaces. Movimento grande nos Estados Unidos atualmente em bibliotecas, museus e escolas. Movimento Maker é uma revolução tecnológica e criativa do aprendizado em andamento em todo o mundo, com implicações vastas e emocionantes para o mundo da educação. O movimento dá aos educadores a chance de fomentar em jovens e crianças o prazer pela descoberta, ajudando a formar “makers”, pessoas que se percebem como capazes de fazer, criar, transformar. Ele representa um resgate a experimentação na educação e a construção de aprendizado coletivo.

A palestra acontecerá dia 16/10/2015, horário 8h30 -10h, local Hotel Blue Tree.

As inscrições são gratuitas. As vagas são limitadas.

Os interessados deverão confirmar presença pelo e-mail: elaine@culturalweb.com.br ou (43)3375-9925. Seja muito bem-vindo(a)!!!

11/08/2015 à 22/08/2015
6º Encontro das Jornadas Culturais : A importância dos centros de memória para as instituições e a sociedade
Data: 21/08/15 Horário: das 9h às 16h Local: Museu Oscar Niemeyer - Auditório Poty Lazzarotto - R. Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba (PR) Inscrições a partir de 06/08/2015 pelo site 380 vagas Gratuito

Site: Clique aqui
03/08/2015 à 22/08/2015
Comemoração dos 50 anos de Regulamentação da Profissão de Bibliotecário
15/08/2015 - Londrina
22/08/2015 - Curitiba
E-mail: crb9@crb9.org.br / crbnove@gmail.com


Site: Clique aqui
22/07/2015 à 24/07/2015
IV Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas
O IV Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas acontece em 2015 em conjunto com o XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD), na cidade de São Paulo.

Os interessados em encaminhar trabalhos para o Fórum deverão optar pelo Eixo VII na área de apresentação de trabalhos do site do CBBD.

Site: Clique aqui
21/07/2015 à 24/07/2015
XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação
O XXVI CBBD acontecem em 2015 na cidade de São Paulo com abertura no dia 21 de julho.

Site: Clique aqui
16/07/2015 à 16/07/2015
Café Sophia com Bibliotecários - Londrina
Café com bate-papo que acontecerá dia 16 de Julho de 2015, no Hotel Confort Suites Londrina,

Site: Clique aqui
20/05/2015à22/05/2015
I Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação
O 1º. Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação ECA – USP terá como áreas temáticas:
- Organização da Informação e do Conhecimento
- Tecnologia e Gestão de Dispositivos de Informação
- Administração e Uso da Informação
 - Apropriação Social da Informação
- O Profissional da Informação e o Mercado de Trabalho

Mais informações: clique aqui

25/04/2015à25/04/2015
Curso - Digitalização em Bibliotecas e Preservação Digital: As técnicas e tecnologias

SINDIB-PR - SINDICATO DOS BIBLIOTECÁRIOS DO ESTADO DO PARANÁ e ABPR - ASSOCIAÇÃO BIBLIOTECÁRIA DO PARANÁ promovem o curso Digitalização em Bibliotecas e Preservação Digital: As técnicas e tecnologias.

PROPOSTA DO CURSO: Capacitar os profissionais da informação na utilização das técnicas e tecnologias aplicadas na digitalização em bibliotecas/centro de documentação, e preservação digital de documentos.

DATA DE REALIZAÇÃO e HORÁRIO – 25/04/2015 - das 13h e 30minutos às 16h e 30minutos
Carga horária 03 horas/aula.

LOCAL – ser definido dependendo do número de participantes

VAGAS - Vinte (20) participantes no máximo. Quinze (15) participantes no mínimo

INVESTIMENTO
Filiados SINDIB/PR ou ABPR (com anuidade em dia). R$120,00
Demais participantes R$160,00


MAIS INFORMAÇÕES:

PRE-RESERVAS: estão disponíveis no fone/fax 3323-4694, por e-mail (sindib@ibest.com.br) ou na sede do SINDIB/PR das 14h – 17h.

 


12/03/2015à12/03/2015
Evento Dia do Bibliotecário em Londrina
Convidamos a todos para participarem das comemorações alusivas ao Dia do Bibliotecário que acontecerão em Londrina.

Programação:
19h15 - Recepção e inscrição
19h30 - Abertura com cerimonial
19h45 - Apresentação musical
20h00 - Palestra com a bibliotecária Profª Adriana Rosecler Alcará/UEL
20h20min Debate 20h30 - Palestra com a bibliotecária Profª Rosane Lunardelli/UEL
20h50 – Debate
21h00 - Coffee Break
21h20- Palestra com a bibliotecária Profª Sandra de Fátima Santos/ UFPR
21h40 – Debate
22h00 Encerramento

Convite para bate-papo e palestra.
Mais informações: clique aqui
11/03/2015 à 13/03/2015
I Simpósio dos profissionais da informação XV Encontro Maringaense de Bibliotecários
Para maiores informações acesse a página do evento.

Site: Clique aqui
07/11/2014 à 15/11/2014
Eleições CRB-9

Prezado (a) Bibliotecário (a),

Chegou à hora de eleger os novos conselheiros para a Gestão 2015-2017 do Conselho Regional de Biblioteconomia da 9ª Região (Paraná).
A eleição será eletrônica (via Internet), da 0 hora, de 10/11, às 17 horas, de 14/11/2014.
Para votar, acesse endereço: http://201.33.23.13/SPW/ELEICAO/EleicaoCRB092014/inicio.htm, preencha o número de registro, CPF, data de nascimento e senha.
Se preferir votar pessoalmente, dirija-se ao CRB-9, no dia 14 de novembro (sexta-feira) das 8 horas às 17 horas.
Procedimentos para votação via internet:

Endereço: http://201.33.23.13/SPW/ELEICAO/EleicaoCRB092014/inicio.htm
Período: da 0 hora, de 10/11, às 17 horas, de 14/11/2014

Ressaltamos que o exercício do voto é obrigatório e somente poderá exercê-lo quem estiver em dia com o respectivo CRB onde estiver registrado. Àqueles que deixarem de votar e não justificarem a ausência será aplicado multa conforme previsto na legislação regulamentadora do processo eleitoral que encontra-se disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/545.


Conheça os bibliotecários que fazem parte da chapa do CRB-9 no endereço de votação.

OBS: As senhas foram enviadas conforme os endereços dos bibliotecários. Caso não tenha recebido, entrar em contato com o CRB-9. crb9@crb9.org.br



Site: Clique aqui
29/10/2014 à 31/10/2014
Dia Nacional do Livro - UNINTER
Programação especial para comemorar o Dia Nacional do Livro da instituição de ensino superior UNINTER.

Clique no link abaixo.

Site: Clique aqui
28/10/2014 à 07/11/2014
Introdução a arqueologia: aspectos históricos, metodológicos e conceituais
Curso: Introdução a arqueologia: aspectos históricos, metodológicos e conceituais.
Ministrante - Prof.ª Dr.ª Leilane Lima (Doutora pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP)
Data: 05 a 07 Novembro de 2014.
Para acessar o folder clique aqui!

Site: Clique aqui
22/10/2014 à 30/10/2014
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - Biblioteca Pública do Paraná
A Biblioteca Pública do Paraná promove uma série de atividades durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece entre os dias 23 e 29 de outubro. Estão programadas oficinas, palestras, sessões de autógrafos e apresentações culturais. A entrada é franca.

Site: Clique aqui
20/10/2014 à 30/10/2014
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - Londrina
Entre os dias 23 e 29 de outubro, é comemorada oficialmente a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Antecipando as celebrações, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, preparou várias atividades literárias que serão realizadas durante todo o mês nas bibliotecas municipais da cidade. A programação especial inclui exposições, visitas monitoradas, oficinas, palestras, encontros temáticos, sessões de cinema, lançamentos e distribuição de livros, contação de histórias e brincadeiras de leitura. As atividades são gratuitas e foram idealizadas pela Biblioteca Municipal de Londrina em parceria com a Biblioteca Infantil e o Museu de Arte. A programação faz parte das festividades do 80º aniversário de Londrina.

Site: Clique aqui
17/10/2014à30/10/2014
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - UTFPR

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631, de 09/04/1980 é comemorada em todo o território nacional dos dias 23 a 29 de outubro. As Bibliotecas da UTFPR, Câmpus Curitiba não deixariam passar esta data tão importante, contudo, para não conflitar com o feriado e programação alusiva ao Dia do Servidor na Instituição, comemoraremos na Semana anterior, dias 20 a 24 de outubro, portanto.
Para acessar o convite para as principais palestras oferecidas. clique aqui!


13/10/2014 à 23/10/2014
SEMINÁRIOS REGIONAIS DE BIBLIOTECAS ESCOLARES E PÚBLICAS / SEMINÁRIOS REGIONAIS DE ÉTICA PROFISSIONAL
A 16ª. Gestão do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) tem a honra de realizar os Seminários Regionais de Bibliotecas Públicas e Escolares e de Ética Profissional, pela relevância das temáticas e pelo cumprimento do seu Plano de Ação para 2014. Dois aspectos justificam as suas realizações: a necessidade de fomentar o debate acerca dos aspectos estruturais, funcionais e éticos relativos às bibliotecas escolares e públicas brasileiras e a necessidade de regionalização das discussões sobre os princípios filosóficos que atualmente orientam e disciplinam a conduta profissional dos bibliotecários brasileiros. A ideia é refletir sobre as realidades sociais e políticas das bibliotecas escolares e públicas no contexto em que estão inseridas e coletar informações regionalizadas sobre a pertinência dos princípios filosóficos que orientam e disciplinam a conduta profissional dos bibliotecários brasileiros, tendo em vista a reformulação do Código de Ética Profissional vigente. Não se omita. A Biblioteconomia e o CFB precisam da sua participação e dos seus conhecimentos! Local: 23/10/2014, BIBLIOTECA CENTRAL DA UFSC, Florianópolis, SC. Mais informações no site.

Site: Clique aqui
23/09/2014à10/10/2014
Curso de Atendimento ao Cliente de Bibliotecas

Curso promovido pelo SINDIB-PR-SINDICATO DOS BIBLIOTECÁRIOS DO ESTADO DO PARANÁ e ABPR-ASSOCIAÇÃO BIBLIOTECÁRIA DO PARANÁ.

Para mais detalhes, clique aqui.


10/07/2014à18/07/2014
Acessibilidade em Bibliotecas Públicas
Convidamos os colegas para a apresentação do Projeto: Acessibilidade em Bibliotecas Públicas no dia 18/07/14, 14 horas no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. O projeto tem por objetivo qualificar e ampliar a acessibilidade em 10 Bibliotecas Públicas Estaduais ou Municipais, fomentar o trabalho em rede e criar uma metodologia que possa ser aplicada em outras bibliotecas públicas. Iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e conta com o apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina. Contamos com sua presença!
10/06/2014 à 27/07/2014
ENEBD 2014
XXXVII Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação Acontece nos dias 20 a 26 de julho de 2014. Local: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília. Mais informações através do site do evento.

Site: Clique aqui
25/02/2014 à 14/03/2014
Dia do bibliotecário
Bom dia, bibliotecários! Confira como serão as comemorações do dia do bibliotecário. Esse ano teremos palestras em Curitiba e em Londrina. Não percam!!!! clique no link para mais informações.

Site: Clique aqui
21/11/2013à07/12/2013
Confraternização de Fim de Ano

A Biblioteca Pública do Paraná, Conselho Regional de Biblioteconomia Nona Região, a Associação Bibliotecária do Paraná e o Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Paraná.

Convidam todos para confraternização de fim de ano.

Clique aqui!


21/10/2013 à 29/10/2013
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
O CRB-9 e a Biblioteca Pública do Paraná, em comemoração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece entre 23 e 29 de outubro, trazem a palestra “A Biblioteca pode resolver os problemas da minha vida? Possibilidades e perspectivas”, ministrada pelo professor e doutor Cristian Santos, bibliotecário da Câmara dos Deputados. Essa será a abertura oficial do evento em Curitiba que acontece nesta quarta-feira dia 23/10, com a palestra, a palestra ocorre também em Ponta Grossa, na Biblioteca Pública Prof. Bruno Enei, no dia 24/10 no período da noite. Palestra com certificação, inscrição no local. A BPP ainda possui diversas atividades, mais informações pelo site:

Site: Clique aqui
01/08/2013à08/08/2013
Curso de normalização
puc.jpg
26/07/2013 à 31/08/2013
Curso index

image002.jpg



Site: Clique aqui
13/06/2013 à 12/07/2013
Curso

SINDICATO DOS BIBLIOTECÁRIOS DO ESTADO DO PARANÁ - SINDIB e

ASSOCIAÇÃO BIBLIOTECÁRIA DO PARANÁ - ABPR, PROMOVEM:

CURSO SOBRE NORMALIZAÇÃO: CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

PROPOSTA DO CURSO: Orientar e dar noções gerais aos participantes na elaboração e apresentação de citações e referências de acordo com as normas técnicas da ABNT.

PÚBLICO ALVO: Bibliotecários , estudantes e demais interessados em conhecer a aplicabilidade das normas técnicas de citações e referências.

INSTRUTORAS: Liliana Luisa Pizzolato, membro do CB-14 da ABNT, Liane dos Anjos, Doutora em Ciência da Informação pela USP.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: > Citações e Referências.

METODOLOGIA: aulas expositivas com utilização de power point, buscando organizar e direcionar os conteúdos

MATERIAIS E SERVIÇOS: Material de apoio com conteúdo programático; Certificado de Participação; Coffee-break.

DATA DE REALIZAÇÃO e HORÁRIO: 10 a 12 de julho de 2013, das 13h30 às 17h30.

Carga horária 12horas/aula

LOCAL: GRUPO UNINTER/FATEC - Av. Luis Xavier,103 – Ed. Garcez - Centro – Curitiba – PR.

VAGAS: Vinte e cinco (25) participantes no máximo. Quinze (15) participantes no mínimo

INVESTIMENTO:

Filiados SINDIB/PR ou ABPR (com anuidade em dia).
R$210,00

Demais participantes
R$260,00
 * Para pagamento parcelado consulte o SINDIB/PR.

Forma de Pagamento: depósito bancário ou transferência para a c/corrente: 000988-7 da CEF – agencia 0377 – operação 003 – em nome do Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Paraná – CNPJ n. º81.501.363/0001-02 (encaminhar comprovante via fax) ou diretamente no SINDIB/PR.

Obs.: antes de efetuar depósito confirmar à realização do curso

RESERVAS: Já estão disponíveis no fone/fax 3323-4694, por e-mail(sindib@ibest.com.br) ou na sede do SINDIB/PR das 14h – 17h.

As inscrições deverão ser confirmadas até às 17h do dia 05/07/2013 mediante pagamento da taxa de inscrição.

O SINDIB/PR se reserva no direito de não realizar o curso caso não atinja o número mínimo de participantes.

EM CASO DE DESISTÊNCIA DO PARTICIPANTE, 48 HORAS ANTES DA REALIZAÇÃO DO CURSO, SERÁ DEVOLVIDO SOMENTE 80% DO VALOR PAGO.

EM CASO DE NÃO COMPARECIMENTO NO DIA DO CURSO NÃO HAVERÁ DEVOLUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.



Site: Clique aqui
16/05/2013 à 28/06/2013
Curso: Fundamentos da Indexação de Fotografias
FUNDAMENTOS DA INDEXAÇÃO DE FOTOGRAFIAS
Carga horária: 8h, com certificado

Quando: 28 de junho – 2013
Horário: 8h30 às 17h30
Vagas: 20

Local:
Instituto Cervantes de Curitiba
Rua Ubaldino do Amaral, 927,  Alto da XV
80045-150 Curitiba / Paraná – Brasil

Informações e inscrições:
cursos@informacaoaudiovisual.com.br
informacaoaudiovisual.com.br

Apoio e Parceria:
Instituto Cervantes Curitiba; SINDIB-PR e CRB-9.

Site: Clique aqui
03/05/2013 à 17/05/2013
CURSO GESTÃO DOCUMENTAL: SUA IMPORTÂNCIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE ECM E GED
Data: 16 e 17 de Maio de 2013 Horário: Das 08h30 às 12h30 | Das 14h00 às 18h00 Local: Arquivo Púbico do Paraná Instrutora: Sônia Stropa - CDIA + pela Comptia MIT e Laureate pela AIIM Programa: Introdução: Importância dos documentos no Gerenciamento de Informações; ECM, GED e Gestão Documental; Exigências e Benefícios da Gestão Documental; Instrumentos fundamentais da Gestão Documental: Classificação, Catalogação, Indexação; Análise de Conteúdo. Produtos; Tabela de Temporalidade Documental; Segurança e privacidade das informações; Como elaborar um Plano Estratégico de Gestão Documental; Microfilmagem ou Digitalização?. Objetivo: Proporcionar uma ampla compreensão das técnicas envolvidas na captação, classificação, armazenamento e distribuição de documentos e informações. Identificar técnicas de gestão da informação e de gestão documental para facilitar a rápida identificação dos documentos. Possibilitar, aos que necessitam de informações, sua obtenção ágil, pertinente e relevante. Tipo de Inscrição: Empresa, Instituição Pública ou Profissional Individual: Até 03 de maio - R$ 420,00; De 04 a 10 de maio - R$ 465,00; A partir de 11 de maio - R$ 510,00. Estudante de Pós – Graduação: Até 03 de maio - R$ 350,00; De 04 a 10 de maio - R$ 388,00; A partir de 11 de maio - R$ 425,00. Estudante de Graduação: Até 03 de maio - R$ 280,00; De 04 a 10 de maio - R$ 310,00; A partir de 11 de maio - R$ 340,00. *Considerar 10% de desconto para grupos a partir de 03 (três) participantes. Formas de pagamento: Boleto bancário; Pagamento online, com possibilidade de emissão de boleto bancário e parcelamento com cartão de crédito, via PagSeguro; Nota de empenho. Informações e inscrições: +55 41 3023-3213

Site: Clique aqui
11/03/2013à13/03/2013
O Bibliotecário e a tecnologia digital: um novo espaço de atuação
Em comemoração ao dia do bibliotecário, 12 de março, a Diretoria de Bibliotecas promove um encontro com a bibliotecária e professora Vilma Gimenes/UNOPAR e o professor Leandro Magalhães/UNIFIL para a discussão do tema: "O Bibliotecário e a tecnologia digital: um novo espaço de atuação"

12/03/13 às 16h
Biblioteca Pública Municipal de Londrina

Av. Rio de Janeiro, 413
(43)3371-6500 Biblioteca@londrinha.pr.gov.br

01/03/2013à14/03/2013
Ciclo de Palestras

CICLO DE PALESTRAS

PROMOÇÃO: CRB-9 e BPP
DATA: 14/03/2013
LOCAL: Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – CURITIBA – PR

13h30 às 14h – Abertura com: Rogério Pereira (Diretor da BPP); Maria Marta Sienna (Presidente do CRB/9) e Maria Rosa Davin (Vice – Presidente do Sindicato dos Bibliotecários do Paraná)
14h às 14h45 – Palestra "Biblioteca do Instituto Cervantes de Curitiba: Um espanhol no Paraná" , com o Bibliotecário Aguinaldo Marcelino, da Biblioteca do Instituto Cervantes.
14h45 às 15h30 – Palestra "Os espaços de trabalho do Técnico e do Bacharel em Biblioteconomia" , com a Bibliotecária Janete Saldanha Bach Estevão , Coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia – TECPUC.
15h30 às 16h45 – Palestra "A biblioteca necessária: do século XIX ao século XXI", com Luís Milanesi, Professor Titular da Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações Culturais/Departamento de Biblioteconomia e Documentação.
16h45 às 17h – Hora do Conto com o Grupo de contação de histórias da BPP “Era uma vez” , com a história “Mistério na Biblioteca”, da autora Sandra Aymone.
17h – Coffee Break em Comemoração ao Dia do Bibliotecário

OBS: Certificado para os participantes


21/11/2012 à 10/04/2013
Curso: GED/ECM 2012 LONDRINA

O curso da Index que aconteceria de 26 a 28 de novembro foi transferido para os dias 08 a 10 de abril de 2013. Mais informações no site



Site: Clique aqui
04/10/2012 à 05/10/2012
I Encontro Nacional de Catalogadores e 3º Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação

encontrocatalo.jpg

 

O evento será transmitido também através do link do Instituto Embratel/TVPontoCom: http://bit.ly/aovivofbn



Site: Clique aqui
03/10/2012 à 05/10/2012
VII Fórum de Discussão em Biblioteconomia

O tema desse ano é: “Geração Empreendedora: estratégias e oportunidades que fazem a diferença”

 

forum_7.jpg



Site: Clique aqui
16/09/2012 à 21/09/2012
XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias - Gramado - RS

logo.gif



Site: Clique aqui
30/07/2012 à 30/08/2012
3º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

even.jpg

Mais informações no site.

 



Site: Clique aqui
30/07/2012 à 30/08/2012
ENB: IV Encontro Nacional de Bibliotecários de IES & IV Encontro Nacional de Bibliotecários Escolares

enb.jpg

Mais informações no site

 



Site: Clique aqui
03/07/2012 à 18/08/2012
Curso: Gestão da Informação em Ambientes Digitais

curso2.jpg

 

 



Site: Clique aqui
03/07/2012 à 22/07/2012
O Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação (ENEBD)

Esse ano ocorre a 35ª edição do evento, será realizado entre os dias 15 e 21 de julho de 2012, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte.

enebd.jpg

 



Site: Clique aqui
00/00/0000à00/00/0000
Expediente nos dias 07 e 08 de setembro
Prezados, boa tarde.

Comunicamos que em virtude do feriado nacional de 07 de setembro (Independência do Brasil) e do feriado municipal em Curitiba no dia 08 de setembro (Nossa Senhora da Luz), não haverá expediente nestes dias no CRB-9.

Adriano Lopes
Presidente do CRB-9

Para procurar outras datas clique no dia desejado no calendário abaixo. Utilize as setas ao lado do ano para navegar.


« ABRIL 2019 »
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1

logo_face.jpg

Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª Região – CRB-9

Endereço: Praça Zacarias, 80, 3º andar, Conj. 301 e 303 - Centro - Curitiba-PR  CEP: 80.020-080

Fone: (41) 3223-9255  •   E-mail: crb9@crb9.org.br crbnove@gmail.com